quarta-feira, 28 de setembro de 2022

UM ARTIGO DE JÚLIO ROMÃO DA SILVA -POLÍTICA NÃO É ARTE DO DIABO

      Afinal o que é política? O que de imediato lhe ocorre responder é aquilo que já nos acostumamos a ouvir: Política é sujeira. E logo se lembrara daquele político com quem você barganhou o seu voto na última eleição. Aquele boa pinta, bem falante que no decorrer da campanha eleitoral lhe abraçava, visitava-o em sua casa, prometia-lhe mundos e fundos. Logicamente se lembrara disso e, espumando de raiva, pelo logro em que se deixou enlear, cuspindo dará vazão a sua revolta: todo político é ladrão. é safado. 

       Não. Não é bem assim, minha amiga e meu amigo. a generalização é injusta. E o seu conceito sobre política é erroneo. Política na clássica, pura e exata acepção da palavra, não é isso que os politiqueiros querem que você pense que é. Política é uma ciência nobre. É pelo menos o que se enfere das explicações lexico-lógicas e tratados filosoficos sobre o assunto. Em resumo: Política é a are de governar e não arte de roubar. 

       Não misture, pois, alhos com bugalhos, confundindo política com politicagem, nem política com canalha. Será que você mesmo não foi e não esta sendo conivente ativo ou passivo com essa política de cambalacho, de moral bifronte e processos fraudulentos, de todos nós tão conhecidos? E sabia, por acaso, que vender e comprar voto é crime  sujeito a penalização legal por quem prática? Poi se não sabia e alienou o seu voto aos politicoqueiros por preço vil e promessa ilusórias, saiba que caiu no conto do macaco. E está na mesma situação daquele individuo que assinou escritura de venda e compra de um lote de terreno ao céu, e depois foi queixar-se ao juiz do vigarista que se fazia passar por corretor de imóveis no espaço celeste. De quem é a culpa? Quando souber responda para si mesmo.

        O dicionario, vulgarmente chamado de o pai dos burros, elucida: "Política s.f.Ciência do governo dos pobes...conjunto dos negócios de Estado, maneira de conduzir". Simples. Não.

          Resta esclarecer que a vida em sociedade em si já envolve um ato político. Certamente política não é arte do diabo. Ao contrário dos regimes absolutistas ou das ditaduras, em que uma cabeça pensa e decide por todas, nos regimes democráticos republicamos, segundo nos ensinaram, todo poder emana do povo e em nome dele é exercido, e quem faz o governo é o povo. Logo, o povo é responsável pelo bom ou mau desempenho dos governantes que elege por intermédio do voto para gerir os negócios de estado.

Nenhum comentário: