sexta-feira, 9 de setembro de 2022

A HISTÓRIA DA FOTO 7

       

 

                            Toda época do aniversário do Theatro 4 de Setembro, em Teresina, dia 4 de Setembro, as mesmas figuras são lembradas, como aquelas que foram pioneiras para a criação do Theatro, as senhoras da sociedade teresinense encabeçadas por Hermelinda e Lavinia Fonseca. Claro, elas foram peças fundamentais para a criação do Theatro 4 de Setembro, quando foram ao Palácio da Província, ainda no século 19 reivindicar a criação de um novo teatro para a capital do Piauí.

                           No entanto, existem muitas figuras que foram de grande, também, peças importantes para a construção do Theatro, entre eles;Manuel Raimundo da Paz, o construtor, Jão da Cruz e Sousa, o Baraão de uruçui, grande entusiasta; O mestre de obras, nunca lembrado, José Nicomedes, trazido do estado do Amazonas, o politico Gabriel Ferreira, convidado especial das senhoras da sociedade para acompanhá-las até ao Palácio do Governo, pela sua respeiabilidade. Inclusive, Gabriel Ferreira discursou na ocasião do pedido feito pelas senhoras ao presidente da Provincia Teófilo dos Santos, no ano de 1889.

                        Mas tem uma figura, a figura da foto, o senhor Alfredo Modrak, um alemão residente no estado do Piauí, que foi peça chave no momento certo da construção do Theatro 4 de Setembro. Quando a planta do Theatro foi feita logo pecebeu-se que não ia dar certo. O prédio não tinha portas laterais, nenhuma fuga para os espectadores se acontecesse algum sinistro. Alias, o Theatro foi taxado de caixa de cimento, apenas com uma entrada e uma saída.

                       As senhoras da sociedade, sempre atentas, foram ao engenheiro Alfredo Modrak pedir uma nova planta para o Theatro 4 de setembro. E o alemão prontamente as atendeu. E melhor ainda, ofertou gratuitamente a planta do Theatro 4 de Setembro para aquelas senhoras. Grande Alfredo Modrak!  

Nenhum comentário: