segunda-feira, 17 de outubro de 2022

A BONECA ENFORCADA NO TETO

              O ano era 1980 e a cidade era Salvador, na Bahia. Naquele ano realizava-se o I Fórum Nacional de Teatro naquela cidade. O Piauí estava presente com uma delegação de artistas e dirigentes da Federação de Teatro Amador do Piauí - FETAPI. Podemos dizer que aconteceu de tudo naquele evento.
                Uma Oficina de Teatro do Oprimido, ministrada pelo próprio Augusto Boal, recém-chegado do exilio, e criador do método, era uma das grandes do Fórum. A oficina aconteceu no Teatro Castro Alves. Mas para se ter uma dimensão da grandiosidade do evento basta dizer que Peter Brook, um dos maiores teóricos mundiais do teatro também estava presente e deu palestra.
                Eram espetáculos, palestras, oficinas, debates, e festas, muitas festas! Alguns nomes de destaques do teatro piauiense estavam presentes como Lari Sales, Afonso Miguel Aguiar, Adalmir Miranda, José da Providência, Roberto Saboia, Lili Martins, Lorena Campelo, e outros. Meus companheiros de jornada eram Afonso Miguel e José da Providencia, com toneladas de bebidas diárias. Eram movidos a alcool. 
                Dois fatos simples me chamaram atenção. O primeiro, quando eu e Afonso Miguel fomos procurar o Circo Teatro Livre da Bahia, de enorme sucesso naquele período. Saímos do hotel com o endereço e só. A pé nos perdemos na cidade baixa de Salvador, depois de ter descido o elevador Lacerda. Demos de cara com a policia, e contamos nossa história. A policia não acreditou. Mostramos credenciais do Fórum, e depois de consultas da própria policia com outra guarnição fomos escoltados até o Circo Teatro Livre da Bahia. Ufa! Noite memorável assistindo Benvindo Cerqueira e todo seu talento. 
               outro fato, aconteceu no Hotel. Como toda noite tinha festa os namoros aconteciam soltos em apartamentos das delegações dos estados presentes ao evento. Em nosso apartamento, coletivo com beliches rolavam cenas picantes. Tinha uma atriz de Recife, muito timida, fechada mesmo. Ela não desgrudava de sua boneca de pano quando estava no apartamento. Criou-se uma áurea em torno da garota, que eram muito bonita. Um dia, quando retornamos altas horas da noite da programação do Fórum a boneca da atriz estava dependurada pelo pescoço, amarrada com um cordão na luz do teto do apartamento. Foi um deus nos acuda. A garota foi aterrorizada. Mudou  de apartamento. Nunca se descobriu o autor da façanha.  

Nenhum comentário: