segunda-feira, 30 de setembro de 2019

UMA LIRA SERTANEJA - II


              Em 1865 começou a guerra do Paraguai. Herminio tinha 14 anos de idade e as notícias que chegavam ao Piauí eram terríveis. Como ele pertencia a uma família abastada, possuidora de brasões, muitos de seus parentes estavam envolvidos, de certa forma, com o campo de batalha, entre eles seu tio Teodoro de Carvalho Castelo Branco, o poeta com quem Herminio dava belas caçadas pelo sertão. Com o prolongamento da guerra ele embarcou  para a frente de batalha, quando completara dezoito anos, em janeiro de 1869. Foi reconhecido como primeiro cadete. Terminada a guerra ele permaneceu no exército, ganhando o posto de de 2º Tenente, incorporando-se ao 1º Batalhão de infantaria, em 1872. Como tenente voltou ao Piauí e casou-se com dona Clarinda Benvinda de Castelo Branco. Hermínio serviu nas guarnições de Uruguaiana e na corte, voltando para Teresina pelo vapor Paranaguá, em março de 1880, quando foi reformado.
               Herminio Castelo Branco foi o cantor poético de sua terra, dos costumes de sua gente, onde só lhe interessavam as lembranças do seu mundo, paisagens de sua vivência. Em suas andanças nada lhe conquistava mais o  coração do que os temas locais, como o vaqueiro, as caçadas, a farinhada e as festas folclóricas. Em Teresina, sua produção poética era publicada nos jornais O Semanário, O Telefone e A Época.
               Em junho de 1881, Herminio Castelo Branco juntou todas as suas produções literárias e lançou o livro Ecos do Coração. Suas poesias de cunho populares foram um sucesso e logo cariam no gosto do público, tendo o autor que publicar oito edições da obra. Mesmo se entendo que a tiragem dos livros eram pequenas não deixava de ser um feito grandioso. a última edição lançada pelo autor da obra citada foi em Fortaleza, no ano de 1887, quando ele mudou o titulo do livro para Lira Sertaneja. Seu livro definitivo. A Lira Sertaneja é composta dos seguintes poemas: O Vaqueiro do Piauí; Um Ajuste de Casamento Num Sertão de Farinhada; São Gonçalo nos Sertões; Recordações de Viagem; Na Sombra da Gameleira; Luar de Agosto; este Mundo é Um Rebolo; O Drama do Eleitor; A Maldita Quebradeira; Aos Rapazes Solteiros; Em Viagem ao Amazonas; À Margem do Rio Negro, e Canto dos Desterrados. Além do próprio livro Ecos do Coração foram juntadas outras poesias.
            Herminio Castelo Branco é o poeta do lirismo cabclo, das poesias bucólicas, de saudosa recordações de sua terra e de sua gente. Mas também é um poeta forte, denso, determinado, ás vezes até audacioso. Talvez herança do jornalista preocupado com o progresso da sua região e com o bem estar  de seus habitantes. O poeta popular também foi o responsável pela salvação da fantástica obra se seu tio Teodoro de Carvalho Castelo Branco A Harpa do Caçador, quando a fez publica em São Luís, no ano de 1884.
               As mordazes criticas de Herminio feitas ao governo da época vinham inseridas no meio de suas poesias populares, como estas quadras ainda atualíssimas chamada de Um Ajuste de Casamento Num Sertão de Farinhada:
                                         - Vê tu quanta diferença
                                            dos homens lá da cidade
                                            que nas tetas do tesouro
                                            té mesmo a socidade
                                            sugam, qual imenso polvo,
                                            o amor do pobre povo.

                                 - E nas casas do governo,
                                   que se diz repartições -
                                   Nas horas de expedientes
                                   (Com devidas exceções)
                                    Recebem todas as partes
                                    com tiros de bacamartes!

Nenhum comentário: