quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Mestre Maleiro, O Deus do Brincadeira


          O Bumba- Meu-Boi  é um dos mais autênticos folguedos populares do Piauí, e uma das mais importantes manifestações da cultura popular de nosso povo. Bumba-Meu-Boi ou Boi de Reis, o Bumba-Meu Boi do Piauí surgiu no inicio da colonização do Estado, quando das primeiras doações de terras. Auto de imenso teor dramático e lúdico, verdadeira magia teatral, é ligado ás festas de São João e de São Pedro, tradicionais santos da igreja, mas também de outras festividades, como o natal ou dia de Santos Reis. O Bumba-Meu-Boi atravessou o tempo na memória de nossa gente mais humilde.
            Seda, chitão, chapéus, fitas, espelhos miçangas, canutilhos, zabumbas, onças, maracás, apitos, chocalhos, pandeirões, matracas, fazem o ritmo da dança para índios, caboclos, vaqueiros, curandeiros, amo, Chico e Catirina, e para tantas outras figuras, em um terreiro enfeitado de mourão e bandeirolas. É a dança do Boi, dramas e imagens impressionantes do que há de mais forte no imaginário do homem simples: as misérias que o acompanham e uma vontade férrea de viver.
           A morte do boi é um ritual divino, cerimonial encantador. É desse encanto e dessa magia que surge um homem simples, com toda sua força, para reinar absoluto na dança do Boi - Antonio Gomes dos Santos, o mestre Maleiro. Seu Boi é o Grupo de Bumba - Meu - Boi Riso da Mocidade, nascido no bairro Matadouro, no Piauí, ainda na década de trinta, pelas mãos de outro mestre, o mestre Passarinho. "Lá vem o Boi da rua Grande/Lá vem o boi!/E cheguei toda a vaqueirama/Lá vem o boi!" 
          O Boi Riso da Mocidade mudou-se para a cidade de Timon, onde mestre Maleiro e sua linda família, filhos e netos, mantêm o Grupo perpetuando para as novas gerações o espirito da brincadeira. Mas o Riso da Mocidade não é só um grande, é uma nação de amantes do Bumba - Meu - Boi, um ponto de cultura e uma escolinha, Raio de Luz, onde crianças aprendem a amar e praticar a sua cultura.
           A pessoa de mestre Maleiro, na condução do Grupo de Bumba - Meu - Boi Riso da Mocidade, é força, determinação, talento, alma guerreira, um Deus do terreiro, do ritmo, do canto e da alegria!  Seu amor pelo que faz é tão grande como grande é o desejo de todos nós, que seu legado não se perca nunca. 

Nenhum comentário: