segunda-feira, 22 de maio de 2023

SOBRE A TRAGÉDIA

                 É muito difícil hoje você falar em tragédia na dramaturgia usando como parâmetro a tragédia grega. A realidade hoje em dia é muito mais cruel. Vamos pensar apenas em um dos  textos seminais da dramaturgia trágica grega - Medeia, de Eurípedes. Quanta semelhança com os dias atuais! Mães e pais matando os filhos, ou mesmo os dois juntos.

                Portanto, realmente não é fácil. Na concepção clássica da tragédia, diz-se que o herói não consegue ultrapassar os obstáculo que se apresentam para ele e que seu destino está traçado não existe volta, ou seja, o obstáculo é intransponível. E tem mais, o herói quase sempre morre, ou perde todas as suas forças pra lutar. Eu, por exemplo, tinha raiva quando o meu mocinho do cinema morria no final do filme. Ah, não tinha graça nenhuma!

                No entanto, mesmo o herói morrendo ou vencido em sua luta, sua luta continua a ser perpetuada por todos. Sendo assim o herói pode até morrer mas seu exemplo continua para aqueles que acreditam na sua luta. A morte do herói assim não é em vão, por mais trágica que seja.

               Diz-se na tragédia grega que o destino do herói é traçado pelos deuses. Portanto, ele não tem dominio sobre seu destino.Ele é imutável.  E isso é dito ali, no seu nascimento. Vejamos o exemplo da tragédia Édipo Rei, em que Édipo tem seu destino traçado pelo oráculo. Édipo vai matar o pai e casar com a mãe. Tudo acontece como foi dito.

                 Interessante é que nesse sentido levantamos sempre um debate em sala de aula. A morte de Jesus Cristo na cruz é uma tragédia? A gente sempre escuta na encenação da paixão de cristo o refrão - venha assistir  a Tragédia da Paixão de Cristo. Ora, Cristo sabia de seu destino e podia transformá-lo se quisesse. Portanto, seu destino não era imutavel. Ficaria mais apropriado, então, chamar de Drama da Paixão de Cristo. Como é realmente denominado na história do teatro.

                 Outra coisa. Nem tudo que se denomina de tragédia é. Uma morte no transito, uma casa que cai, um assassinato, isso não é tragédia. É acidente. 

                   Voltaremos!

                 

Nenhum comentário: