segunda-feira, 1 de maio de 2023

SOBRE DRAMATURGIA

               Sempre lecionei teatro, me formei pra isso. Licenciatura Plena em Educação Artistica - Artes Cênicas, na Universidade Federal do Piauí. Isso quando tinha artes cênicas. Depois comecei a escrever, produzir e dirigir espetáculo de teatro. 

            Na Escola de Técnica de Teatro Gomes Campos fui professor de algumas disciplinas, entre elas, Literatura Dramática. Gostava muito de falar sobre os fundamentos do teatro na Grécia e no mundo, principalmente na Grécia berço do teatro ocidental. Era bacana falar dos tragediografos gregos, principalmente Eurípedes. 

                Sobre o Drama, por exemplo, as aulas eram bastante participativas. O que é o drama? Drama é ação, conflito. Sem isso nada evolui. Geralmente eu exemplificava para os alunos com um papo de namorados. 

                O namorado - Tudo bem?

                A namorada - Tudo bem!

                O namorado - Ah, certo.

                A namorada - E você como está?

                O namorado - Eu estou bem, bem.

            Quer dizer o diálogo não evoluiu, pois se tudo está bem, continuará tudo bem, é obvio! Na dramaturgia não funciona assim. Pois sem ação não há conflito.

                 Mas vamos dizer que o namorado pergunte:

                 O namorado - Tudo bem?

                 A namorada - Não, está tudo mal! Com raiva logo.

                 O namorado  - O que aconteceu?! pergunta ele aflito.

                  Pronto. Está estabelecida a ação e, consequentemente, o conflito! A partir daí tudo flui e se resolve, ou não,. mas o importante é que se chega a algum lugar.

                 A dramaturgia me fascina!

        

            

Nenhum comentário: