quinta-feira, 3 de março de 2022

A HISTÓRIA DA NOTICIA NO JORNAL

         


               No ano de 1992, no governo do Senhor Freitas Neto, tomava posse o novo Conselho Estadual de Cultura do Piauí. Novo por que o CEC estava parado e, naquele ano, ganhava nova cara. Para comandar o orgão  foi convidado o Professor Manuel Paulo Nunes, recém-chegado de Brasilia. Tomaram posse no CEC  em janeiro de daquele ano pessoas do qulate de Cinéas Santos, Eduardo Pereira Filho, Maria Figueredo dos Reis, Raimundo Santana, Francisca Maria Mendes, professor  Itamar, e eu também. Abaixo da minha foto na reportagem tem a descrição de meu nome como Presidente do Conselho. Nunca fui. Só pra constar.

                Renovado o Conselho Estadual de Cultura, passou-se a trabalhar pela sua consolidação. Foi feito o novo Regimento Interno e um trabalho muito forte de discussões com todas as classes culturais. Fui designado para a presidência da Comissão de Cultura, passando a organizar as demandas desse área. Foi, então, que viajando para festivais de teatro fora do estado deparei com algumas leis de incentivo cultural já existentes naquela época. Li bastante a Lei de Incentivo Cultural de Pernambuco e passei a trabalhar em um ante-projeto para apresentar ao Pleno do Conselho. Ao expor minha proposta imediatamente foi abraçada por todos.

            Várias reuniões do Conselho foram feitas para debater o texto apresentando por mim. Sugestões foram feitas e acatadas e o texto do Sistema de Incentvio Estadual a Cultura - SIEC, do Piauí foi aprovado pelo CEC. Agora era convencer o governo do Estado para sua implantação, e isso mexia com muita coisa. Várias reuniões foram feitas na secretaria de fazenda para esclarecimentos. Novas sugestões foram debatdas, mas nos continuavamos defendendo aprovado pelo CEC. lembro das diversas entrevistas nos meios de comunicação, impressa e televisiva, para esclarecer o funcionamento da lei.

                Peça fundamental nesse processo foi o professor Manuel Paulo Nunes e, não menos, José Elis area Leão. A lei mexia com insenção de icms do estado e isso precisava de muita discussão. O certo ´que durante o governo de Freitas Neto o Siec não foi implantado. Optei por não continuar no Conselho de Cultura, mesmo sendo convidado. Mas continuei na luta pelo projeto. 

                Passaram-se alguns anos, e em 1997, o Sistema de Incentivo Estadual a Cultura foi implantado pelo governo do estado, governo Mão Santa. Lembro que no dia do lançamento da lei do Siec no Palácio de Karnak eu estava viajando, mas soube por alguns amigos presentes que o Professor Manuel Paulo Nunes fez toda uma referencia em meu nome, como autor e entusiasta da lei. Chegou até  a dizer que se a lei tivesse de ter um nome seria lei Ací Campelo. Grande mestre Paulo Nunes!

Nenhum comentário: