terça-feira, 2 de novembro de 2021

A HISTÓRIA DA FOTO - 4

                

 

                              

                 A foto do cartaz é da Mostra de Teatro Amador do Piauí - 1985, realizada no Theatro 4 de Setembro, pela Federação de Teatro Amador do Piauí. A história de desse cartaz ficou marcado em nossa memória pela circunstância em que se deu. O cartaz foi criado pelo web-designer Paulo Moura.

                    Quando nós fomos atrás de quem poderia patrocinar o material gráfico da Mostra, que naquele tempo era composta de faixas, cartaz e folder de programação, ficamos pensando nos possíveis patrocinadores. Quem patrocinava a Mostra era o governo federal através do Serviço Nacional de Teatro, do Ministério da Cultura e o apoio era da Secretaria de Cultura do Estado. Então, por falta de patrocinadores de empresas privadas pensamos na Prefeitura de Teresina.

                   A audiência foi marcada com o prefeito, naquela época, o Dr. Freitas Neto. Eu e o tesoureiro da Federação de Teatro, eu era o presidente, no dia da audiência colocamos o material debaixo do braço e rumamos para a Prefeitura. depois de um bom chá de cadeira fomos recebidos pelo prefeito, que chamou seu assessor de comunicação para a reunião. Explicado o motivo da audiência, expomos o material para o prefeito que achou muito interessante. No entanto, conversa vai conversa vem, foi colocado para nós o por que do rosto no cartaz está chorando. Foi uma boa discussão. O assessor pediu que refizéssemos o cartaz, para que ficasse mais alegre. Afinal de contas era teatro, alegria. na visão dele.

                  Ficamos sem alternativa. Ou o cartaz era refeito ou não seria feito. Depois de ponderar ao assessor o rapaz não abria mão de, segundo ele, consertar o cartaz. A prefeitura não iria patrocinar um cartaz tão triste. Foi ai que bati o é. Disse para ele que não iria censurar uma arte de um grande artista piauiense. Foi dura a conversa. E, ainda falei,  que retornaria ao prefeito e relataria a sua relutância em mandar rodar o material já despachado pelo edil. O rapaz ficou arara, mas aceitou.

                     A Mostra de Teatro Amador do Piauí, de 1985, foi uma das melhores mostras de nosso teatro, onde se apresentaram "Itararé, a Republica dos Desvalidos", de Afonso Lima, um dos clássicos do teatro piauiense e "Auto do Corisco", de nossa autoria.

                   Tempos depois eu contei ao Paulo Moura que o assessor de imprensa da Prefeitura tinha pedido para refazer o cartaz e nós não tínhamos aceitado. Histórias de nosso teatro.

Nenhum comentário: