terça-feira, 30 de junho de 2020

BALÉ DA CIDADE - IMAGENS DE PURO PRAZER.

                                                     Publicado no Jornal Diário do Povo,10.06.1998,


                O Balé da Cidade de Teresina completa cinco anos de existência, fundado que foi no ano de 1993, e imprime sua marca como a melhor companhia de dança do estado do Piauí, não só pelo amadurecimento artístico,  mas principalmente pelo aprimoramento técnico.
                   O que se viu no último dia seis, na Casa da Cultura de Teresina, quando o Balé da Cidade apresentou novas coreografias e outras já apresentadas ao público, foram imagens de puro prazer, prendendo o olhar dos convidados.
                O Balé da Cidade fez uma apresentação especial antes de viajar para São Paulo e Santa Catarina, para participar do VI Passo de Arte e do XVI Festival Internacional de Dança de Joinvile, neste evento dividirá o palco com companhias internacionais. Para um grupo que foi formado a partir de oficinas de dança realizadas no Teatro do Boi, bairro Matadouro, é uma curta mas belissima trajetória.
                    Das coreografias apresentadas há que se destacar "Fantasia Nordestina", onde um solo de clarinete permeia a cena com Asa Branca, e os bailarinos mostram o homem nordestino observando o mundo cada um a seu modo, mas sempre com alegria no olhar e no corpo, deuses da resistência sofrida. Logo após o solo desagua a música Feira de Mangaio, do Quarteto de Brasilia, aí é puro lirismo e poesia, levando o expectador ao delírio.
               A participação do Balé da Cidade nos dois importantes eventos de dança será com as coreografias "E Por Nós O Silencio" e "Malandragem". A primeira trata dos horrores da 2º Guerra Mundial, o exterminio de judeus, num dos mais horriveis capitulo da história humana. As imagens são fortes, numa linguagem expressionista, ressaltada por uma trilha sonora densa, onde os sentimentos de dor, medo e sofrimento, estampam o holocausto nos campos de concentração nazista. Assim o Balé da Cidade de Teresina denuncia e alerta aos homens contra qualquer forma de violência dos direitos humanos. A segunda coreografia é pura brasilidade. É o malandro romantico apaixonado por suas mulheres melindrosas. Época em que as noites eram de eternos bailes.
                  Patrocinado por uma vontade politica da Prefeitura Municipal de Teresina, que desenvolve um grande programa na área cultural, o elenco do Balé da Cidade, sob a direção de Sidh Ribeiro está buscando o aperfeiçoamento, ainda um longo caminho a percorrer. No entanto, a afinação do corpo de baile, a disposição e a disciplina dos seus integrantes, são pontos fundamentais que contam a favor do Balé, onde a graça, a beleza e o vigor dos bailarinos fazem com que a posiçao que hora desfrutam seja impar no cenário da dança piauiense.
                  Motivo de orgulho da cidade de Teresina.
                 

Nenhum comentário: