quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

O TEATRO E AS EXPRESSÕES FOLCLÓRICAS


          O teatro faz uso de várias expressões folclóricas para suas escritas e encenações. No estado do Piauí nós temos uma gama de expressões foclóricas como lendas e danças a disposição do teatro. É uma caracteristica regional de todo o nordeste constituida por mitos, contos, lendas, cantos e danças, além de narrativas de criação de cada estado, muitas das quais enraizadas no romanceiro popular ou na literatura de cordel. Para dar um exemplo que permeia a realidade de quase todos os estados da região nordeste, está o bumba meu boi.
          O teatro, como de resto todo o trabalho de criação cultural, deve estar interligado á realidade do local onde se manifesta, ou deveria. Deve forma, mesmo tirando temas do seio do povo, das chamadas manifestações das classes exploradas e oprimidas, o teatro não é um produto estático que se limita a mostrar uma realidade factual, mas sim uma obra de arte em constante evolução, comprometida, sobremaneira com a transformação da sociedade. Senão seria simples repetição amorfa de uma realidade. E aa função do teatro, além evidentemente de suscitar alegria e entretenimento, e prazer estético, é mostrar a realidade como processo, passivel de ser transformada pelo homem.
          Um teatro que faz uso das expressões dramáticas folclóricas de um povo  não pode, se quiser atingir seu objetivo, confinar-se em redutos que não tenham a presença de seu destinatário, o povo povo, posto que pode perder totalmente sua eficácia. Um teatro que se preocupa em enfocar problemas populares deve, portanto, ser apresentado em praças, ruas, ou seja, ao ar livre para que dessa forma se cumpra sua missão. No Piauí, muito se tem usado a cultura popular como temas de encenação teatral, porém ainda dentro de uma visão elitista, exatamente porque retira seu conteúdo daquelas expressões populares e leva-se para espaços frequentados, quase na sua totalidade, por um público que pode consumir cultura. Sendo assim, é comum os grupos de teatro ficarem falando no vazio, pois a mensagem embutida nos seus espetáculos não falam para o seu destinatário.
         Muito tem sido as experiências que poderiam ter rendido muito mais, se tivessem sido mostradas ao público alvo por uma simples razão: teriam sido muito mais questionadas, o teatro estaria assim cumprindo o seu papel de transformador social. É inegável o manancial existente nas expressões folclóricas para o uso do teatro. Basta dizer que a música, o canto e  a dança são elementos constantes na composição de espetáculos teatrais. E nada mais rico nesse sentido do que as expressões da cultura popular.

                                                    Artigo publicado no Jornal Diário do Povo, do dia 17.06.1994.  
         

Nenhum comentário: