A Cenografia diz respeito a criação do ambiente, seja no espetáculo de teatro, cinematográfico, televisivo ou mesmo na ambientação arquitetonica, criar uma cenografia é buscar os vários elementos que compôem uma cena ou um ambiente, como a iluminação, os objetos, o figurino, e mesmo os efeitos sonoros e a disposição desses signos no espaço. O responsável por essa criação é o profissional da cenograifa.
No teatro grego da antiguidade clássica já aparecia suporte denominado Deus ex Machine, mecanismos onde o ator que representava o deus surgia pendurado em cabos para resolver problemas na cena, por isso denominado "deus que desce numa máquina". Hoje esse mecanismo rápido é usado para resolver problema na trama da história.
Mais recentemente, no teatro da passagem do século XIX para o século XX usava-se muito o cenário chamado de gabinete. O palco do teatro recriava literalmente qualquer ambiente de uma casa. Um quarto era um quarto com cama, cabides, armários e tudo que se tinha direito; uma sala de casa então era um deus nos acuda-mesa, cadeiras, sofás, quadros, tapetes e objetos de usos pessoal.
Foi com diversos teóricos do teatro que o ator foi ficando sozinho no palco usando toda sua capacidade de interpretação e emoção. Muito contribuiu para isso a teoria da Biomecânica no teatro, de Vsevolod Meyerhold, nos anos 20 e 30. A biomecânica ampliava o potencial emocional de uma peça. "Se o ator permanece no palco vazio a grandeza do teatro permanece com ele".
De qualquer forma os custos economicos reduziram a ambientação no teatro, e a cenografia passou a ser apenas indicação da ação. O ator é o senhor absoluto da cena. No entanto, a cenografia continua a encantar o expectador e a encher os olhos quando bem feita e aplicada.
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