terça-feira, 17 de maio de 2022

LINCENCIATURA EM TEATRO NA UESPI

                Aconteceu no último dia 14 de maio, no Auditório do Colégio Antonino Freire, o Seminário em Teatro da Universidade Estadual do Piauí- Uespi, encabeçado pelo Grupo de Teatro da instituição. O Seminário teve como objetivo principal discutir a implantação de um Curso Superior de Teatro na Universidade estadual.

                A trajetória para se chegar a esse Seminário foi longa e árdua. Uma verdadeira saga que remonta a uns 20 anos atrás. Nesse espaço de tempo houve avanços e retrocessos. Já em 2005 foi feito o Seminário - Teatro e Profissionalização. Uma realização do Sindicato dos Artistas, quando éramos presidente. Ao seminário compareceu o professor Arão Paranaguá, autor de livro sobre o processo de implantação de graduação superior pelo Brasil. Depois houve a criação da Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos, a nível médio, no ano de 2007. 

               Sem nunca perder o foco da questão, a criação de um curso superior de teatro no Piauí, um grupo de artistas e produtores continuaram na luta. É simplesmente impossível que o Piauí seja um dos únicos estados do país a não ter uma graduação superior em artes cênicas. Em 2016 houve uma tentativa de diálogo na Universidade Federal do Piauí, com artistas e reitoria se encontrando para discutir o assunto. Não houve avanços naquela instituição. Enquanto isso, já corria na Universidade Estadual do Piauí desde 2012 uma discussão interna sobre a criação do curso, encabeçada pela professora Hercilene, daquela instituição. Infelizmente a professora Hercilene nos deixou.

              O projeto na Uespi avançou. Quando foi em 2017, um grupo de artistas, entre os quais Aci Campelo, Lari Sales, Adriano Abreu, Claudia Amorim, Augusto Neto, com a presença do então Secretario Estadual de Cultura, Deputado Fábio Novo, entregaram um esboço do Plano de Curso da graduação ao reitor Nouga. No entanto, parou novamente.

                  Em 2021, foi retomada a discussão. Agora em outra dimensão. a Universidade Estadual constituiu uma Comissão formada por pessoas da sociedade civil e professores do orgão. Da sociedade civil, participaram Aci Campelo, Arão Paranaguá, Augusto Neto e Moisés Chaves. Dos professores da Uespi constavam Luciano melo, Fifi Bezerra, professora Val, professora Estela, professor Dutra. A coordenação da Comissão foi entregue ao professor Kácio, daquela instituição.

                No dia 14 de maio, portanto, culminou com a discussão desse projeto. Todas as forças do momento se convergem para a abertura do curso de graduação em teatro na Uespi. Para isso, convergem o Centro de Comunicação e Artes da Uespi, a atuação fantástica do Grupo de Teatro da Uespi e a classe artistica engajada nesse processo.

                    O curso de Graduação em Teatro no estado do Piauí é urgente, e se faz necessário! um grand passo foi dado. Continuaremos na luta!

   

Nenhum comentário: