terça-feira, 5 de abril de 2022

A HISTÓRIA DA FOTO - 5

                      No final do ano de 1996, o Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, em Teresina, sob a direção de Francisca Mendes, fez uma grande exposição  sobre a Batalha do Jenipapo, com desenhos do artista plástico Joselito Pereira. A exposição tinha o apoio da Associação dos Amigos do Museu do Piauí, da qual eu era presidente naquele período, e foi direcionada aos estudantes com enorme repercussão.. 

                       Foi então que planejamos uma encenação teatral  O Julgamento de Fidié. Fiz o roteiro e a produção ficou com a atriz Carmem Carvalho e o próprio Museu. Para interpretar o Comandante das armas do Piauí, Fidié, convidamos o ator Kleiton Marinho; como promotor atuou o professor Fonseca Neto;como advogado de acusação o professor Bernardo e eu atuando como juiz. Fo um sucesso.

                          Era presidente da então Fundação Cultural do Piauí - Fundac, a doutora Lourdes Rufino. Doutora Lurdes ficou sensibilizada com a história da Batalha do Jenipapo e sua repercussão. Fomos, então, convidado por ela para escrever um texto, de forma didática e acessivel, aos estudantes da rede pública de ensino do Piauí sobre a Batalha do Jenipapo. Logo no inicio do ano de 1997 partimos para a ação. O poeta e escritor Chico Castro ficou responsável pela pesquisa histórica. Em fevereiro daquele ano começaram os ensaios do espetáculo a Batalha do Jenipapo, com direção de Arimatan Martins e sonoplastia de José Dantaas, com mais de 120 participantes entre atores, figurantes e técnicos. Toda a produção foi da Fundac, tendo a Atriz Carmem Carvalho a frente.

                           O espetáculo A Batalha do Jenipapo apresentou-se initerruptamente no monumento dos Heróis do Jenipapo, na cidade de Campo Maior, no dia 13 de março,  por 16 anos, levando milhares de pessoas ao monumento do Jenipapo.. Entra a versão do ator e dramaturgo Franklin Pires, transformando-o em um musical. Da nossa parte foi dever cumprido. Fizemos um texto a pedido para servir para estudantes, e dessa forma foi feito. O interessante é que a pesquisa que serviu como norteamento para o texto de autoria de Chico Castro foi transformada em livro a Guera do Jenipapo, lançado pela FTD uma editora nacional. Pequeno livro, mas esclarecedor.

                               O espetáculo A Batalha do Jenipapo é um marco do teatro piauiense.

Nenhum comentário: