sábado, 2 de outubro de 2021

A HISTÓRIA DA FOTO - 3

                    No ano de 1989 a Federação de Teatro Amador do Piauí estava numa de suas maiores crises. Dessa forma, também o movimento teatral estava em crise. Basta dizer que nos dois últimos anos, 87 e 88, ela tinha se dividido em duas federações de teatro. A federação oficial - Federação de Teatro Amador do Piauí-FETAPI e a Federação Independente de Teatro Amador do Piauí - FITA. Foi nessa crise que se partiu para a realização da XII Mostra de Teatro Amador do Piauí - na verdade a X Mostra.

                     A X Mostra de Teatro Amador do Piauí foi realizada em Picos, no cidade Teatro Spark, com poucos espetáculos, exatamente reflexo da crise que atravessava o movimento amador do Piauí. Os dirigentes da FETAPI, encabeçada por Pinho Gondinho e Francisco Pellé, fizeram do evento algo digno dos filmes dramáticos, com acontecimentos de bastidores  marcantes. O clima de disputa pela hegemonia do movimento teatral dominou a mostra, com grupos de digladiando entre si.

                       Entre os episódios de bastidores do evento podemos citar alguns, aqueles menos degradantes. Invasão de bilheteria de espetáculo e tomada do dinheiro arrecadado; Invasão de dormitório, quando se espalharam malas e roupas pelo ambiente; um artista tomando banho na caixa d'água que abastecia o alojamento, e por aí vai. Para descontrair, a descoberta ao vivo, do cenógrafo Carlos B, já falecido, pai do ator Carlos B. Filho, que viu o filho vestido de drag desfilando em plena rua da cidade, onde tinha um bar e os artistas iam se descontrair a noite. A descoberta para Carlos B. pai foi um espanto. Não sabia que o filho era qquela espécie de gente, segundo ele.

                        Quanto aos spetáculos teve "Flics, a História de Uma Cor"; 'Quadros Negros", de Lavinia Fonseca, e "A Mala", direção de Roberto Mallet. A nota mais triste foi quando terminou a mostra e o ônibus que traria os artistas de volta a Teresina foi esbarrar na delegacia, numa denuncia de que a Federação não tinha como pagar o transporte. O caso chegou até a prefeitura da cidade, e o ônibus terminou liberado. Aquela Mostra de Teatro em Picos deu o que falar. quanto a Federação de Teatro Amador do Piauí, a FETAPI, depois da mostra passou dois anos para se recompor.

 . 

                

            

                   

Nenhum comentário: