quarta-feira, 2 de junho de 2021

A CRIAÇÃO DA ORQUESTRA DE CÂMARA DE TERESINA

               No ano de 1993, começava uma nova administração na Prefeitura Municipal de Teresina. Era a segunda gestão do Professor Waall Ferraz a frente do município. Para assumir a Fundação Cultural Monsenhor Caves foi designada sua mulher, Dona Eugênia Ferraz. A cultura em Teresina viveria um novo boom.

                  A Coordenação de Música do orgão ficou a cargo de Aurélio Melo. No inicio do ano foram descobertos vários instrumentos de música clássica  no almoxarifado da Fundação, como Violinos, Violoncelos e Contrabaixos. A grande pergunta era porque os instrumentos não estavam sendo usados. Claro, custava caro manter um grupo musical nesse nível. Foi então pensada a criação da Orquestra de Câmara de Teresina. O Projeto de implantação da Orquestra foi feito para o Fundo Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura. Aprovado o Projeto, passou-se para sua execução.

                    Para dirigir o projeto de criação de Orquestra de Câmara de Teresina foi contratado o Professor Emmanuel Coêlho Maciel, natural de Belo Horizonte e radicado em Teresina desde o ano de 1976, quando veio participar da equipe de implantação do Departamento de Educação Artistica, da Universidade Federal do Piauí. O maestro Emmanuel Coêlho era um eximio violonista, arranjador e regente. Como regente substituto foi contratado o professor de Violino e Contrabaixo Victor EmmanuelMaciel, filho do maestro Emmanuel, e como assistente, o professor de violino e viola José Mendes.

                   No inicio da Orquestra foram selecionados 16 bolsistas, alunos de escolas públicas na faixa etária de 16 anos. Os ensaios da Orquestra de Câmara de Teresina se davam em locais aind não definidos como sua sede, pois nem a Casa da Cultura de Teresina tina sido ainda inaugurada. O certo é que começaram os ensaios ainda no mês de maio de 1993. 

                   Professor Wall Ferraz lançou o desafio ao maestro Emmanuel para que a Orquestra fizesse sua estreia em agosto daquele ano,, no aniversário de Teresina. Quando seria inaugurada a reforma da nova Praça Da Costa e Silva, ao lado da Cepisa. o maestro topou, e passou a trabalhar para isso. No entanto, o prefeito tinha suas dúvidas se a Orquestra estaria mesmo preparada na data.Lembro que  um dia, a tardinha, a Orquestra de Câmara ensaiava no Teatro de Arena, na Praça Marechal Deodoro, e o professor Wall foi convidado a ver o ensaio. a Orquestra tocou a música asa Branca, de Luiz Gonzaga e emocionou o prefeito.

                 No dia 16 de agosto do ano de 1993, a Orquestra de Câmara de Teresina fez sua estreia na inauguração da Praça. Foi um momento de triunfo e emoção. Passado esse tempo todo a Orquestra se transformou. Hoje é a Orquestra Sinfonica de Teresina, um orgulho para a cidade e o Piauí.

Nenhum comentário: