quinta-feira, 26 de março de 2015

AO TEATRO, NO SEU DIA.


         No dia 27 de março, celebra-se o Dia Internacional do Teatro, um dia escolhido pelo ITT - Instituto Internacional do Teatro, orgão da Organização das Nações Unidas, para comemorar a arte da representação.
         Será que se pode em apenas um dia, manifestar-se pleno jubilo ao teatro, uma arte tão complexa e que dar tanto prazer, alegria e estranhamento? E o que dizer da sua fantástica trajetória ao longo da história dos povos? O teatro que tem sido arma de defesa e forma de ataque em momentos cruciais da humanidade.
          O teatro, como área da criação artística, tem deixado o homem, seja na infância ou na velhice, de olhos brilhantes de fascinação na sua magia, que num simples espaço de tempo pode desmascarar ou mistificar a vida. Teatro que tem sido o  amparo do homem, fazendo-o liberto das suas contradições; que gargalha da opressão e dos opressores e leva esperança aos excluídos;o teatro dos excessos dionisíacos; da pureza da alma; do narcisismo; da mentira e da verdade, e ainda da plenitude da vida.
           O homem não precisa deixar-se dominar pela vulgaridade, nem pelas coisas banais da vida, do mesmo modo que o artista não precisa enveredar pelo embuste, pois a criação, objeto  supremo do seu trabalho consiste, acima de tudo, na verdade. E o teatro procura exatamente desvendar o âmago das questões, por isso não adianta a fuga, o exibicionismo gratuito, pois o máximo que se pode alcançar é uma fantasia que se desfaz ao abrir-se as cortinas, ao iluminar-se o palco. O que se esperar dessa arte é o desnudar-se a vida, mas profundo do que a celebração da morte. Na ação do drama toda a essência do ser.  
        Talvez o teatro piauiense esteja precisando urgentemente de chegar a sociedade, aliás o teatro piauiense precisar mostrar-se, as pessoas precisam ver nosso teatro por que é no seio delas que a cena consagra-se. Mesmo que o teatro seja objeto de denúncias - oprimidos x opressores; famintos x abastados; idealistas x conservadores, inteligentes x medíocres. Teatro em que todos tenham o pleno direito de manifestação, por que no palco são criados personagens á semelhança de todas as criaturas. 
           Vamos lutar todos juntos para que o dia do teatro seja todos os dias, sempre na busca do mais. Vamos impulsionar e estimular a quem quiser fazer teatro, despertando-lhes sentimentos de prazer, amor e
 paz As derrotas do cotidiano já estão também incluídas no espetáculo e, para nós, são apenas obstáculos a serem transpostos sem desencanto nenhum. Aos que fraquejaram, desistiram da cena ou já se retiraram do palco, a nossa convicção de que o teatro foi uma lição de vida. Para o artista o palco é sua pátria, sua religião, reunião de todos os credos.
            Ainda que tenhamos pouco a comemorar nesse dia, renovemos as energias, revigoremos as forças. No investimento do que somos está a força para enfrentar o vindouro. Saudemos o Dia Internacional do Teatro.
         

Nenhum comentário: