terça-feira, 21 de janeiro de 2025

OUTRA DOS TEMPOS DE CHUMBO

                     Nos anos setenta, precisamente em 1972, o exercito brasileiro fez um exercício de uma tropa na cidade de Pedro II, estado do Piauí. O exercício dos soldados constava de um agrupamento contra outro agrupamento, onde um grupo de soldados - chamados de legalistas-tentaria prender outro grupo de soldados - chamados de subversivos. Uma paranoia das forças armadas da época.

                    A cidade de Pedro II Naqueles tempos era muito pacata, e a população até saldou e deu vivas ao exercito. Mas ninguém sabia do verdadeiro motivo da presença de tantos soldados na cidade. Passava mais como uma presença festiva. O comando da tropa entrou em contato com o prefeito, naquele período o doutor José de Castro, para tranquilidade de todos os cidadãos.

                   Os dois agrupamentos de soldados foram divididos nas suas funções e começaram os exercícios da tropa, conforme o plano de aprisionar o grupo de soldados subversivos. Acontece que a prefeitura municipal deu uma recepção de saldação ao comando do exercito, com almoço de boas v